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Gênesis 2 - Bíblia ACF: Criação do Homem e da Mulher
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Gênesis

Capitulo: 2

1 Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,

5 E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

11 O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde ouro.

12 E o ouro dessa terra é bom; ali o bdélio, e a pedra sardônica.

13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.

14 E o nome do terceiro rio é Hidequel; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.


Almeida Corrigida Fiel | acf©️ 1994, 1995, 2007, 2011 Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil SBTB. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização. Saiba mais sobre a SBTB. A Missão da SBTB é: Uma cópia da Bíblia Fiel ®️ para cada pessoa. Ajude-nos a cumprir nossa Missão!

Perguntas Frequentes sobre Gênesis 2

O Descanso de Deus no Sétimo Dia

Compreendendo Gênesis 2:1-3 e sua interpretação à luz do Novo Testamento

O Significado em Gênesis 2:1-3

"Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação."

Gênesis 2:1-3

O relato de Gênesis descreve Deus descansando no sétimo dia após os seis dias da criação. Este "descanso" divino não indica cansaço ou fadiga, mas sim:

  • A conclusão e perfeição da obra criadora
  • O estabelecimento de um padrão para a humanidade (trabalho e descanso)
  • A santificação de um tempo especial para comunhão com Deus
  • Uma demonstração de que a criação estava completa e era muito boa

Deus abençoou e santificou o sétimo dia, estabelecendo o princípio do sábado como um memorial da criação e um presente para a humanidade.

Jesus e o Sábado

A questão sobre se Jesus revogou o mandamento do sábado é complexa e requer uma compreensão cuidadosa do ensino neotestamentário.

Perspectiva do Antigo Testamento

O sábado era um mandamento central na Lei Mosaica (Êxodo 20:8-11), com regulamentações específicas sobre atividades permitidas e proibidas. Era considerado uma aliança perpétua (Êxodo 31:16-17) e sinal distintivo do povo de Israel.

Ensino de Jesus

Jesus não revogou o princípio do sábado, mas redefiniu sua interpretação, declarando que "o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos 2:27). Ele enfatizou o propósito espiritual do repouso sabático acima da mera observância legalista.

A Perspectiva do Novo Testamento

Mudança de Ênfase

Os escritos do Novo Testamento mostram uma mudança significativa na compreensão do repouso sabático:

  • O repouso sabático é apresentado como uma sombra das realidades celestiais (Colossenses 2:16-17)
  • Jesus é identificado como o verdadeiro descanso para o povo de Deus (Mateus 11:28-30)
  • Os cristãos são exortados a entrar no repouso espiritual oferecido por Cristo (Hebreus 4:1-11)
  • A primitiva igreja cristã passou a observar o domingo como dia de culto, commemorando a ressurreição de Cristo

O princípio do descanso e dedicar tempo regular para Deus permanece válido, mas a observância específica do sábado do sétimo dia não é mais exigida como mandamento sob a Nova Aliança.

Conclusão

O descanso de Deus no sétimo dia em Gênesis 2:1-3 estabelece um princípio eterno de trabalho e repouso, além de apontar para um repouso espiritual mais profundo que seria realizado em Cristo.

Jesus não "revogou" o sábado, mas cumpriu seu propósito mais profundo. O repouso sabático do Antigo Testamento era uma sombra do verdadeiro descanso que encontramos em Cristo através da fé. O princípio de dedicar tempo regular para descanso e comunhão com Deus permanece, mas a observância legalista do sétimo dia deu lugar à liberdade em Cristo e ao repouso espiritual contínuo que Ele oferece.

Como o homem foi criado segundo Gênesis 2:7?

Em Gênesis 2:7, Deus formou o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida, tornando-o uma alma vivente.

Qual era o propósito do jardim do Éden em Gênesis 2:8-17?

Em Gênesis 2:8-17, o jardim do Éden foi criado por Deus como um lugar para Adão habitar, trabalhar e guardar, com árvores para alimento e a proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Como a mulher foi criada em Gênesis 2:18-22?

Em Gênesis 2:18-22, Deus criou a mulher a partir de uma costela de Adão, formando uma ajudadora idônea para ele, estabelecendo a união do casamento.

O que Gênesis 2:24 ensina sobre o casamento?

Gênesis 2:24 ensina que o homem deixará seus pais e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne, estabelecendo o princípio do casamento como uma união indissolúvel.