1 | 2 | 3 | 4 |
1 E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo:
2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
3 E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
6 Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.
7 E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;
8 Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Almeida Corrigida Fiel | acf©️ 1994, 1995, 2007, 2011 Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil SBTB . Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização. Saiba mais sobre a SBTB . A Missão da SBTB é: Uma cópia da Bíblia Fiel ®️ para cada pessoa. Ajude-nos a cumprir nossa Missão!
Jonas 3:1-10 relata a segunda chamada de Jonas para pregar em Nínive, a resposta de arrependimento dos ninivitas, desde o rei até o povo, e a decisão de Deus de poupar a cidade devido à sua conversão. O capítulo destaca a eficácia da pregação, o poder do arrependimento e a misericórdia divina.
Em Jonas 3:4-5, os ninivitas creram na mensagem de Jonas de que Nínive seria destruída em 40 dias, levando-os a proclamar um jejum e vestir-se de saco, desde o maior até o menor, em um ato de humildade e busca por misericórdia divina.
Em Jonas 3:10, "Deus se arrependeu" significa que Deus, em Sua misericórdia, mudou Sua decisão de destruir Nínive ao ver o arrependimento genuíno dos ninivitas, mostrando que Ele responde à conversão com graça.
Em Jonas 3:6-9, o rei de Nínive liderou o arrependimento nacional, tirando seu manto, vestindo saco, sentando-se em cinzas e decretando um jejum geral, exortando o povo a se converter do mau caminho e da violência.
Jonas 3:1-10 inspira os cristãos modernos a reconhecer o poder do arrependimento genuíno, a proclamar a mensagem de Deus com ousadia e a confiar na misericórdia divina, que oferece graça àqueles que se voltam para Ele.